As pessoas geralmente associam a testosterona como um hormônio ligado à saúde masculina. Produzido nas glândulas suprarrenais e nos testículos, a testosterona é responsável pelos músculos e voz grossa dos homens. Poucos sabem que a testosterona também é produzida, em menor quantidade, no ovário.
No seu ciclo de vida, a mulher precisa ter atenção com o hormônio a partir da menopausa, e a reposição da testosterona, pode ser uma grande aliada.
A menopausa provoca uma série de reações nas mulheres, tais como, ondas de calor, mal humor, quedas evidentes tanto no complexo vulvovaginal, assoalho pélvico e uretra, como nas funções sexuais prejudicadas (menos lubrificação vaginal, e diminuição da libido). De acordo com avaliação médica, a reposição pode ser feita com estrogênio, ou com a testosterona, dependendo da idade e das condições da cada paciente.
A testosterona estimula a formação de músculos, queima de gordura e combate a celulite. No entanto, a prática precisa ser sempre recomendada pelo médico, pois existem vários efeitos colaterais nas pacientes devido ao mau uso.
A testosterona também pode ser usada em casos específicos de tratamentos de câncer e endometriose, de acordo com o diagnóstico de cada paciente.
Lembre-se, cabe somente ao médico avaliar o grau do benefício e do risco, orientando assim a forma correta de usar a testosterona.
Comments